Mídia
Festival Vambora movimenta o hip hop em MT com seletivas para campeonato de MCs; veja datas e horários
Muitas trajetórias de sucesso começam em uma batalha de MCs, campeonatos de rap no "estilo livre", o freestyle. O Festival Vambora abraça essa manifestação tradicional da cultura hip hop, que tem espaço cativo na programação. O evento chega à 3ª edição entre os dias 28 e 30 de setembro na Arena Pantanal, em Cuiabá, com shows de Criolo, Rashid, MV Bill e uma diversidade de artistas mato-grossenses.
No 1º Campeonato de MCs do Festival Vambora, que ocorre nos dias 29 e 30 de setembro, no calor humano do espaço lounge, 32 artistas disputam com as melhores rimas um prêmio no valor de R$ 2 mil. Os participantes estão sendo selecionados em oito municípios do estado. As inscrições são realizadas nos locais das batalhas, por ordem de chegada.
No domingo (30/07), a primeira seletiva foi realizada em Sinop. Também recebem seletivas para o campeonato de MCs as cidades de Barra do Garças, Primavera do Leste, Cáceres, Rondonópolis, Várzea Grande e Cuiabá. Confira abaixo a programação.
Mulheres e pessoas LGBTQIA+ ativas nas batalhas de rima de Mato Grosso tem vaga garantida no Campeonato de MCs do Festival Vambora, sem a necessidade de passar pela seleção prévia. Além disso, todos aqueles que batalharem nas seletivas ganharão dois ingressos para o festival.
“E os selecionados para as apresentações durante o festival terão todo apoio de hospedagem, transporte…”, complementa a produtora cultural Silvana Cordova, uma das idealizadoras do Movimento Vambora.
Esses são alguns dos recursos utilizados pelo festival, para artistas e convocar o público. O Festival Vambora valoriza a diversidade e representatividade. “A gente aposta muito em MCs que estão começando, a gente encampa a ideia e os conecta a outras redes, assim como nossos palcos. Então é muito importante que eles tenham essa oportunidade”, destaca Silvana.
O evento é uma realização do Movimento Vambora, com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
Festival de hip hop?
Além do campeonato de MCs, a 3ª edição do Festival Vambora aposta em diferentes linguagens do hip hop, como a dança. No primeiro dia (28/09), a programação começa com Matriz Cypher, um campeonato de breaking.
No line-up do espaço lounge, diferentes gerações estarão representadas pelos DJs Taba, Spinha e Selecta Smile. Os grupos Conduta do Gueto e Manas do Nortão levam a cultura produzida nas "quebradas" de Várzea Grande e Sinop, respectivamente, para o palco principal. Nele, também se apresentam os rappers Luciano, Karla Vecchia, Emiseef, Fiel, Drezzs, Micos Brown, P-Brother e Pacha Ana.
No campeonato de MCs, as batalhas de rima foram divididas em duas chaves de 16 participantes na sexta-feira (29) e no sábado (30). Os finalistas de cada dia disputam o prêmio final. "O formato da batalha será no modo tradicional X1, com votações no primeiro e no segundo round. Teremos a presença de dois jurados, além da tradicional participação do publico", explicam os organizadores.
Com essa pluralidade de atrações, seria o Vambora, portanto, um festival de rap e hip hop? Quando se fala de cultura brasileira e festivais independentes conectados ao circuito nacional, o segmento, naturalmente, tem o seu destaque.
"Acabou que o festival ficou muito mais focado no hip hop porque hoje esse é o anseio maior de quem se dedica à cultura periférica. Mas a ideia do festival não é que seja só rap. Temos também em nossa programação uma cobertura ampla, com outras vertentes musicais, além dos artistas que já são nossos parceiros”, explica Silvana Cordova.
Da periferia para a periferia
A produtora cultural destaca essa diversidade de vertentes, afinal, o Festival Vambora apresenta bandas, artistas e DJs que trazem o rock, a MPB, o lambadão, o samba, o reggae, dentre outros estilos musicais, para as mais diversas misturas. O diferencial da curadoria está, justamente, na valorização das culturas periféricas de Mato Grosso e de novas propostas encontradas pelo estado.
"Também fomos a muitos rolês onde descobrimos muitas potências, gente que está começando. A curadoria se baseou essencialmente por esse giro na periferia, de gente que está se esforçando, correndo atrás. Estamos fervilhando. E a Vambora está colocando a nossa periferia em foco, que por muitas vezes era deixada de lado. Somos uma peça-chave nessa mobilização", reforça Silvana Cordova.
Confira agenda de seletivas para o Campeonato de MCs:
Dia 05/08 (Sábado)
Cuiabá / BTP 90
Horário: 18h30
Local: Praça Cultural do bairro Pedra 90.
Dia 10/08 (Quinta-feira)
Primavera do Leste
Horário: 20h
Local: Pista de Skate Thiago Pereira
Dia 11/08 (Sexta-feira)
Cuiabá / BT Mandi
Horário: 21h
Local: Praça da Mandioca
Dia 13/08 (Domingo)
Cuiabá / BT Mirante
Horário: 18h
Local: Praça do CPA, no mesmo local da Batalha.
Dia 13/08 (Domingo)
Cuiabá / BT Jota
Horário: 19h
Local: Praça Vanir Ananias Pinto Paraná, bairro Jardim Imperial.
Dia 15/08 (Terça-feira)
Cuiabá / BT do CPA
Horário: 19h30
Local: Praça André Avelino, bairro CPA I.
Dia 16/8 (Quarta feira)
Cuiabá / BT do Mandys
Horário: 19h30
Local: Quadra atrás da policlínica do bairro Coxipó.
Dia 18/08 (Sexta-feira)
Barra do Garças
Horário: 21h
Local: Porto do Bae no Ralf
Dia 18/08 (Sexta-feira)
Cuiabá / BT Federal
Horário: 20h
Local: Praça Verde da UFMT
Dia 20/08 (Domingo)
Rondonópolis
Horário: 18h
Local: Parque Ecológico Escondidinho
Dia 23/08 (Quarta-feira)
Várzea Grande / BT Ipase
Horário: 19h30
Local: Praça do Ipase
Dia 26/08 (Sábado)
Cáceres / BT Duque
Horário: 20h
Local: Praça Duque de Caxias, bairro Centro.
Dia 27/08 (Domingo)
Cuiabá / BT Tijucal
Horário: 18h
Local: Praça do Tijucal, ST 2.
Dia 31/08 (Quinta-feira)
Cuiabá / BT Alencastro
Horário: 19h30
Local: Praça Alencastro, bairro Centro Norte.
SERVIÇO
1º Campeonato de MCs do Festival Vambora
Quando: 29 e 30 de setembro (sexta-feira e sábado), às 16h.
Onde: Espaço lounge
Ingressos: https://www.ticmais.com
Festival Vambora – 3ª Edição
Quando: 28, 29 e 30 de setembro
Onde: Área externa da Arena Pantanal
Ingressos: https://www.ticmais.com
Siga o Instagram @festivalvambora para mais informações.